sexta-feira, 13 de maio de 2011

Venda de rua em BH

Hoje fui surpreendido com a notícia, publicada nos jornais, de que a "PBH tem primeira vitória para vender terreno para a construção de hotel de luxo" e esse "terreno" é nada menos que a minha rua! Atenção: não é um lote na rua não, é um pedaço da própria rua!!! A venda da rua, segundo o jornal, foi aprovada em primeiro turno por todos os vereadores, com a honrosa exceção de Iran Barbosa (PMDB), o único que parece ter conservado o sentido do cargo público que ocupa.
A história é a seguinte. Há alguns meses começou a correr o boato de que queriam construir, na Rua Musas, que tem apenas um quarteirão, no Bairro Santa Lúcia, um hotel de 30 andares, com 500 apartamentos. Nossa expectativa era de que a Prefeitura não autorizaria a obra, pois é óbvio que o local não comporta algo assim, porque o trânsito na Raja Gabaglia, na BR e no viaduto do BH-Shopping já é caótico, porque o meio-ambiente já está mais que comprometido e, principalmente, porque nós achávamos, os moradores, que a Prefeitura estava do nosso lado, e não do lado do tal hotel. Pode ser ingenuidade, mas tínhamos a ilusão democrática de que o poder público sempre está do lado do cidadão e não do dinheiro e da especulação imobiliária.
Mas a ameaça se mostrou muito maior do que qualquer expectativa catastrófica: não só, pelo visto, autorizaram a construção do tal hotel, como parece que o hotel é da prefeitura, já que vender a nossa rua é uma vitória do Sr. Márcio Lacerda!
Sinceramente, nunca ouvimos, nós, os moradores, falar de vender rua. Na nossa ingenuidade, pensávamos que rua fosse um bem público, não propriedade do prefeito e dos vereadores. Belo Horizonte ficará à mercê dos interesses deles, que deixaram, pelo visto, de nos representar, para representar interesses que não respeitam nada, nem o que, por ser público, pertence a todos nós?
Esta mensagem pretende ser uma reclamação veemente contra esses senhores e senhoras irresponsáveis, que não se mostram dignos do cargo público que ocupam, mas pretende ser também um alerta: cuidado, pois se o prefeito e os vereadores entendem que podem vender minha rua, um dia podem vender também a sua!
Jacyntho Lins Brandão

Lista dos que eu não sabia que eram donos da minha rua e que resolveram vendê-la:
O Prefeito:
Márcio Lacerda (PSB)
Os vereadores:
Adriano Ventura (PT)
Alberto Rodrigues (PV)
Alexandre Gomes (PSB)
Arnaldo Godoy (PT)
Autair Gomes (PSC)
Bruno Miranda (PDT)
Cabo Júlio (PMDB)
Carlúcio Gonçalves (PR)
Chambarelle (PRB)
Daniel Nepomuceno (PSB)
Divino Pereira (PMN)
Edinho Ribeiro (PTB)
Elaine Matozinhos (PTB)
Gêra Ornelas (PSB)
Geraldo Félix (PMDB)
Gunda (PSL)
Heleno (PHS)
Henrique Braga (PSDB)
Hugo Thomé (PMN)
João Bosco Rodrigues (PT)
João Oscar (PRP)
Joel Moreira Filho (PTC)
Léo Burguês de Castro (PSDB)
Leonardo Matos (PV)
Márcio Almeida (PRP)
Maria Lúcia Scarpelli (PCB)
Moamed Rachid (PDT)
Neusinha Santos (PT)
Pablo César (PTC)
Paulinho Motorista (PSL)
Preto (Democratas)
Priscila Teixeira (PTB)
Elias Murad (PSDB)
Reinaldo Preto (PMDB)
Ronaldo Gontijo (PPS)
Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS)
Sílvia Helena Rabelo (PPS)
Silvinho Rezende (PT)
Tarcísio Caixeta (PT)
Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PTB)